terça-feira, 28 de agosto de 2007

O freio da emoção

"Enganoso é o coração, e desesperadamente corrupto", já diz a Bíblia. Não me pergunta agora em que parte está, que eu não vou lembrar.
Mas é um verso que eu sempre recordo quando alguém diz "siga seu coração", ou "escute o que o seu coração diz". Não mesmo...
O coração é só uma forma poética de descrever as nossas emoções. Sabe uma coisa que eu pensei? Nem sempre seguir o coração é o mais certo a se fazer. Simplesmente pq as emoções não são confiáveis.
Quem nunca ouviu uma história de alguém que cometeu alguma loucura por que estava desesperado, apaixonado, nervoso, com ciúme, ou qualquer coisa assim? O ser humano fisicamente é uma máquina perfeita, mas emocionalmente tem muitos defeitos. E defeitos gravíssimos. Quase sempre quando alguém se deixa levar pelas emoções, alguma coisa dá errado.
Olha só, eu não sou racional pra nada, muito pelo contrário. Aliás, quem é racional o tempo todo também sofre pra caramba. Eu sou até muito passional. E nem tô criticando os sentimentos. O que seria de cada um de nós sem a alegria, a tristeza, o ciúme, o desejo...
O homem é uma mistura das duas coisas. Razão e emoção. E, metaforicamente falando, a cabeça não está acima do coração à toa não. É que a gente precisa pensar com a cabeça primeiro. Se nos deixarmos levar pelas emoções o tempo todo, voltaremos no tempo e seremos servos dos nossos instintos. E vc conhece alguém mais cruel que o ser humano? Eu não.
Eu acho que pra gente ser feliz de verdade, a gente precisa de duas coisas: primeiro, ser temente a Deus, que é nosso criador e nos conhece por inteiro, está sempre disposto a nos dar tudo aquilo que precisamos; e segundo, saber dosar razão e emoção. Em tudo o que tivermos que fazer na vida, temos que colocar razão e emoção na balança.
A emoção também tem seu lado sensacional. O que seria de nós sem a paixão, por exemplo? A paixão por outra pessoa, pelo nosso trabalho (que o faz ser maravilhoso), e por aí vai... Quando a gente coloca nosso coração naquilo que costumamos fazer, até mesmo em coisas rotineiras, como cozinhar, tudo sai muito melhor... Mas já pensou fazer isso sem razão? Eu ia comer queijo todo dia, pq eu adoro. Mas a minha razão diz que eu não tenho como fazer isso, então eu me controlo. Acho que a razão é isso. O freio da emoção. Nos impede de fazer coisas ruins, coisas que nos arrependeríamos depois. E nos incentiva a fazer as coisas que achávamos impossíveis, mas que, se pensarmos direitinho, não são...
Por quê que eu tô dizendo essas coisas????
É uma pergunta um tanto capciosa, pq nem eu sei a resposta. Foi uma coisa que surgiu no meu coração. Olha ele aí de novo.
É que a gente passa por tanta coisa nessa vida, a gente se alegra, fica triste, ama, odeia, se surpreende, se decepciona... E observando as pessoas, eu vi que todo mundo é diferente. Tem gente que supera as coisas numa boa. Outros sofrem quase a própria morte. Tem gente que vê o lado bom das coisas, tem gente que se faz de vítima... enfim... de qualquer forma, quem se desequilibra, não está fazendo uso da sua razão.
E o nosso mundo ia ser tão melhor se as pessoas soubessem (ou quisessem) dosar razão e emoção. Ia ser muito melhor mesmo. Vou usar dois exemplos de pessoas que se valeram da sua emoção pra fazer alguma diferença. Martin Luther King tinha um sonho, e tinha uma vontade, uma força dentro dele, que só podia vir do coração. Hitler também. Mas no final das contas, quem usou a razão aliada à emoção?
Pode ter sido um exemplo meio pesado, mas eles eram tão humanos como eu e vc somos. Só precisamos prestar atenção e nos disciplinarmos a sempre fazer a coisa certa. Mesmo que seja contra a nossa vontade.
Esse post é um apelo. Pra que o mundo seja um lugar melhor. Mais tolerante, e mais justo, onde as pessoas se permitam conhecer pelas outras, se perdoem, se tolerem, conversem... Podemos ser pessoas que brigam, mas que depois fazem as pases, por exemplo. Pessoas que não tenham orgulho, e sim humildade pra pedir perdão e perdoar, pra falar e ouvir, se colocar no lugar do outro, ser educado, gentil e delicado...
E esse post é dedicado a todos vocês que pensam como eu. Todos vocês que já amaram, que já sorriram e choraram, odiaram, sentiram ciúmes, se apaixonaram, que erraram e tiveram a coragem de pedir desculpas... enfim, a todo mundo que alia razão e emoção pra viver essa vida da melhor forma possível!

domingo, 26 de agosto de 2007

Ai, esse time que me mata...

Esse vai ser bem curtinho... tô aqui pra reclamar com o Corinthians, meu timão do coração. Eu sou do Rio, já sei, não vem ninguém falar nada não, mas eu gosto do Timão e pronto.
Enfim, eu sou menina e entendo pouco de futebol, apesar de gostar muito. E por isso mesmo, eu acho que o Corinthians tá passando por um monte de problemas, com a saída certa do Dualib, essa confusão com a MSI e tal... e bom, isso tá afetando o futebol do time, não tá?
Pô, já faz alguns anos que é sempre a mesma coisa, o Timão não cai pra segundona por pouco, ou por marmelada mesmo... pq tudo nessa vida é máfia, futebol então... aí assim, hoje o tecnico do time foi demitido. Mas isso resolve? O velho Luxa outro dia reclamou disso. A culpa é só do tecnico? Acho que não, hein...
Bom, aí Timão, vamos dar aquela melhorada nesse futebol aí, a Fiel não gosta nada nada de ver o time lá no fim da tabela...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mais um protesto, eu não aguento!

Ah não, gente, agora foi demais!
Primeiro tem a história dos 600 cargos oficiais que o lula quer criar. Pra quem paga imposto sustentar. Enquanto tem gente que não come e não estuda pq não tem verba...
Agora ele quer criar mais 6 estados???????????? 6 ESTADOS??? Pra quê, Meu Deus do Céu!!!!!
Parece brincadeira as coisas que acontecem nesse país. E ninguém toma uma providência, a gente só fica olhando e pensando "puxa, que merda..." mas ninguém se mexe!!!
Eu nem sei o que comentar. Na boa, eu tô revoltada. O nosso país tá só afundando, cada dia mais. O lula me mata de vergonha.
Eu vou morar num hotel ou de aluguel o resto da vida, só pra não ter que pagar mais um imposto. Não quero ficar sustentando mordomia e roubo de deputado, vereador, senador e presidente. Sem falar de prefeitos, governadores, assessores, funcionários publicos em geral... por isso que concurso tá tão na moda. Todo mundo quer mordomia. Sem criticar quem tá fazendo as provas, eu acho que a gente tem que correr atrás de segurança mesmo. Mas eu (pelo menos por ora, enquanto não tô morrendo de fome, nem morando debaixo da ponte), tô fora. Fala sério. Trabalhar pro governo nem pensar!
Eu queria saber o que tá passando na cabeça desse povinho que governa nosso país. Será mesmo que eles dormem de noite, achando que fizeram um enorme bem pro nosso país? Eu acho engraçado o povo aí fora comemorar que agora come carne e compra arroz mais barato. Gente, o país tá afundando! As dívidas do Brasil só aumentam, enquanto nosso crescimento não passa de 3, 4% ao ano. Como é que os outros países teoricamente mais pobres conseguem crescer 8, 10%, e um Brasil desse tamanho fica olhando? De novo, o lula me mata de vergonha!
Quer ver outra coisa? A questão da violência no Brasil, principalmente no Rio. Lá na Colômbia, mais especificamente em Medelin, vcs devem ter visto na tv. O governo simplesmente quase erradicou a violência, com a ajuda do povo inclusive. A polícia de lá tem orgulho do trabalho que faz, não tem mais milicia, pivete, assalto... coisa de gente civilizada, que pensa no bem geral da nação. Lula foi ficar amigo de quem? Chavez. Ditador, radical, que mais? Mais uma vez: o lula me mata de vergonha!
Como já dizia o Premeditando o Breque (isso eu vou repetir muitas e muitas vezes, pq é a mais pura verdade): "aqui não tem terremoto, aqui não revolução, é um país abençoado, onde todo mundo põe a mão! Brasil, potência de neutrons, 35w de explosão..." e por aí vai... Realmente, esse é um país que vai pra frente. Ah, vai...

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Outro protesto

Eu tô aqui pra fazer mais um protesto...
Hoje eu minha irmã Carol estávamos conversando, e ouvindo música. E escutamos Perfeição, do Legião Urbana. E é uma coisa que a gente sempre achou: o tempo passa, essa música já deve ter aí uns 15 anos, mas nunca esteve tão atual.
Na verdade, quase todas as letras do Renato Russo são de protesto, e indignação contra tanta sujeira no nosso país. Eu poderia listar "Que país é esse?", ou "Índios", "Geração Coca Cola"... enfim, muitas.
Então hoje, o meu protesto não é só meu. Vou postar a aqui a letra de Perfeição pra que todo mundo que ler lembre do que na verdade nós, brasileiros, somos feitos e ainda por cima nos orgulhamos disso.

Perfeição
Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação
Celebrar a juventude sem escolas
Crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar eros e thanatos
Persephone e hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão
Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer da nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo issoCom festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção
Venha, meu coração esta com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha que o que vem é perfeição...

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Eu protesto!

Oi gente, bom dia...
Eu quero fazer um protesto hoje. Ontem eu fui dormir muito aborrecida com uma coisa. Quem viu o programa do Jô ontem faz uma idéia do que eu tô falando. Também quero dizer que não é absorver tudo sem pensar, mas tudo o que foi dito no programa ontem, foi dito com muita propriedade.
Olha só, eu não entendo nada de política, graças a Deus, porque se tem uma coisa que ninguém merece nesse país, é a política. Enfim, eu fiquei indignada com a declaração do presidente, que disse que coloca a vida nas mãos de Deus quando voa de avião. Nem sei o que dizer. Depois, ele não quer ser vaiado. Escolheu um hora pe´ssima pra expor sua opinião, ninguém liga se ele tem medo de avião.
Só, que foi um enorme desrespeito com as vítimas da tragédia com o avião da TAM, foi completamente irresponsável, e impróprio, numa cena de caos e descaso que a gente vê nos aeroportos Brasil afora. Fala sério, Lulinha paz e amor! Ele simplesmente atestou que voar hoje no Brasil é correr risco de vida, é um perigo. A gente sabe que não é assim. A nossa aviação tem problemas enormes, mas não é sucata. Pelo menos não ainda.
Aliás, Sr presidente, eu acho que o senhor deveria começar a redigir seus discursos. Esse negócio de discurso improvisado, de falar o que está no seu coração, e toda vez contar sua história de vida triste e miserável lá no Maranhão, não funciona mais. Já emocionou alguns eleitores seus, mas já deu. O senhor tá cometendo gafes históricas, e devia repensar isso.
Eu não sou nem um pouco patriota, aliás, assim que puder, saio fora do Brasil, mas não posso também deixar a nossa terra querida e abençoada passar por tanta vergonha sem dizer nada. Não tem o menor cabimento um país como o Brasil ser tão atrasado, ser tão desigual. A gente tem sim, muito potencial, muitas riquezas, muita gente capaz. Poderíamos até ser uma potência, como Estados Unidos. Porque não??? Porque nosso Congresso querido e nossa educação exemplar não vão deixar isso acontecer. Nunca. Infelizmente.
Pra terminar o meu protesto, quero pedir mais uma coisa para o presidente: pelamordedeus, pára com essa história de lata dágua na cabeça, água barrenta pra beber, seca... vc realmente tem orgulho disso??? Ninguém tem que ter vergonha das suas origens, das suas dificuldades, mas isso é pobreza. Não é legal. Não é legal ser pobre, passar fome, calor, frio, andar trocentos quilômetros pra estudar. O senhor simplesmente não pode ficar resgatando seu passado dificil pra amolecer o coração de ninguém. Eu conheço muito rico de coração bom e pobre desonesto, sem vergonha e ladrão. Se a pessoa passou dificuldade, não quer dizer que ela tem mais valor que aquele não sabe o que é não ter as coisas pra comer. Isso é índole, tá dentro das pessoas, não depende de dinheiro, cor da pele ou instrução.
Enfim, gente, vamos ter mais discernimento na hora de votar. Eu não sou nada otimista, mas do jeito que nosso país tá, não dá mesmo pra ficar!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

E eis que tudo se fez novo!

Nooooooossa! Quanto tempo!
Enfim, tem um monte de assunto atrasado dentro da minha cabecinha... antes de qualquer coisa, quero externar minha tristeza pelo fim do Pan, tava tão legal! Eu fui ver o jogo de vôlei do Brasil, contra o México. Eu, Suelen e Felipe, amigo da Carol. Foi maneiro demais!!
Parabéns até mesmo pra quem cosntruiu ou reformou os estádios. O Maracanazinho tá lindo! Coisa de primeiro mundo! Enfim, parabéns a todos os medalhistas, vcs são demais! Pra quem não ganhou, ou pelo menos não ganhou a de ouro, daqui a 4 anos tem mais... vamos treinando enquanto isso...
Mudando de assunto, vou eu também colocar o blog de luto pelas vitimas do acidente com o avião da TAM, mesmo já tendo passado tanto tempo, pq essa história ainda vai rolar muito, ainda tem muita coisa pra ser esclarecida. E que o nosso governo agora se mexa, se importe um pouquinho que seja com a vida dos brasileiros!
Mudando de assunto de novo, eu contei que fui pra Vitória no outro fim de semana? Pois é, voltei de lá com meu estado civil diferente... e estou muito feliz, obrigada! Não vejo a hora de encontrar com ele de novo, que saudade! Mas não vou ficar me derretendo por aqui não... só pra vcs saberem que meu coração está muito bem ocupado!